A secretaria municipal de Saúde de Sorriso registrou 92 casos de AIDS entregues pelo CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, nos últimos 90 dias. Destes, 59 estão em acompanhamento permanente com a equipe multidisciplinar. A secretaria está fazendo um alerta para que todas as pessoas que se expuseram a situações de risco de infecção, realizem o teste sorológico anti-HIV.
Em Sorriso, o teste é gratuito e confidencial e pode ser feito no CTA, que funciona no Centro de Especialidades Médicas do município. O centro tem como objetivo realizar aconselhamento em pré e pós teste para HIV e hepatites virais, além de exames laboratoriais necessários, distribuição de medicamentos, trabalhos de orientação e prevenção a DST/AIDS nas escolas, empresas e bares.
O preconceito e a discriminação, que ainda imperam na sociedade em relação aos portadores de HIV/AIDS, afastam muitas pessoas da possibilidade e dos benefícios de um diagnóstico precoce da infecção, além de, em muitos casos, contribuir para a manutenção da cadeia de transmissão do vírus. Quanto mais cedo uma pessoa ficar sabendo se é portadora do vírus, mais chances ela tem para prevenir o aparecimento de doenças oportunistas, que configuram o quadro de AIDS.
Também são diagnosticadas pelo CTA são as hepatites virais.