A Secretaria Municipal de Saúde através das Vigilâncias Ambiental e Sanitária realizam no próximo sábado o Dia “D” de combate à raiva. Este ano a meta é vacinar 4.324 cães e gatos em Nova Mutum, ultrapassando número do ano passado que foi de 4.303 animais. Ao todo cinco postos de vacinação estão fixados em diferentes pontos do município, das 8h às 17h, sendo eles: Escola Tancredo Neves, Escola Cecília Meireles, PSF Colina, Centro de Saúde (Av. das Araras) e Creche Mãe Amiga.
Um trabalho de conscientização nas escolas também foi desenvolvido nas escolas do município. Segundo a médica veterinária da secretaria, Selma Maria Massarden, a raiva é uma doença dos animais mamíferos. Ela é provocada por um vírus e pode se manifestar nos homens (zoonose). É mortal tanto para os homens quanto para os animais. A vacinação animal ainda é a forma mais eficaz de erradicar os casos de raiva. A vacina é gratuita.
A transmissão da raiva ocorre por contato com a saliva, através de mordidas ou arranhões. O vírus fica instalado na saliva do animal infectado, que entra no organismo, por meio da pele ou de mucosas. “Em caso de ataque de cães ou gatos, a vítima deve lavar o local mordido com bastante água e sabão, não fazer curativos. Em seguida procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, visando à observação do animal suspeito de ter a doença” disse, através da assessoria.