O 2º Encontro de Prefeitos de Mato Grosso será nos dias dias 15 e 16 para debater o pacto pela saúde, com representantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), de Mato Grosso, e da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), além de ter estendido o convite ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a confirmar sua presença.
”O pacto pela saúde é uma diretriz proposta pelo Ministério da Saúde para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de responder ao anseio dos municípios de atendimento de suas especificidades na assistência integral à saúde da população. A adesão ao pacto será feita com a assinatura de um Termo de Compromisso de Gestão, assinado em separado por municípios e pelo Estado. A assinatura do termo, por parte da Secretaria de Estado de Saúde, está programada para a reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (Ces), no dia 05 de setembro”, informou o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.
Já no dia 16, após a apresentação do pacto, por um representante do Departamento de Apoio a Descentralização, o presidente do Conasems, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, falará sobre “o pacto pela saúde na visão municipal”, seguido de vários outros enfoques.