PUBLICIDADE

Secretaria descarta surto de meningite em Alta Floresta após óbito

PUBLICIDADE

A confirmação de um óbito causado por meningite, nos últimos dias, preocupou novamente moradores. O paciente, de Nova Bandeirantes, foi internado no hospital Albert Sabin, de Alta Floresta, com causa indefinida, sendo diagnosticada posteriormente a infecção.

Porém, o gerente de Vigilância Epideomiológica, Abelardo Júnior Scavassa, descartou o surto da doença e declarou que “a população se assustou com a gravidade do caso, mas que a situação não é alarmante”. Ele acrescentou que pacientes de outras cidades são atendidos no hospital municipal e os casos nem sempre são de Alta Floresta. Este ano, de acordo com a Secretaria de Saúde, até junho, apenas dois tinham sido confirmados.

Há dois tipos de meningite. As meningocócicas e haemophilus podem ser transmitidas em contato de pessoa a pessoa por meio de saliva, respiração, tosse, beijos e até pelo simples ato de falar, e podem causar a morte. Já a meningite viral, geralmente tem evolução e é benigna, havendo melhora do quadro. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, dor no pescoço (ou pescoço endurecido), surgimento de erupções vermelhas na pele, sonolência e confusão mental.

As medidas de prevenção para evitar a transmissão da doença são justamente manter os ambientes arejados, quer seja uma sala de aula ou interior de um ônibus, evitar ajuntamentos em ambientes fechados e lavar as mãos com água e sabão constantemente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE