PUBLICIDADE

Conferência estadual vai discutir segurança alimentar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado e o Conselho de Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizam a partir desta quinta-feira, em Cuiabá, a 2ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias e representantes do Governo do Estado.

Coordenado pelo conselho e a Secretaria de Estado de Saúde, o evento reunirá, até sexta-feira, representantes municipais eleitos nas conferências municipais e regionais que debaterão as diretrizes da política de segurança alimentar e nutricional de Mato Grosso a serem encaminhadas para a Conferência Nacional.

Antecedendo o evento estadual, o Consea-MT realizou duas reuniões preparatórias na capital e outras voltadas aos povos indígenas e negros, oportunidade em que foram debatidos assuntos como saúde e educação, cidadania e políticas públicas, agricultura, ciência e tecnologia de alimentos, áreas de populações tradicionais e específicas e áreas de Institucionalidade.

Entre as ações já desenvolvidas sobre segurança alimentar em Mato Grosso, o governo apresentará os projetos Vida Nova, desenvolvido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). Com o acompanhamento de técnicos da Empaer, famílias de mais de trinta municípios mato-grossenses desenvolvem o plantio de alimentos básicos em sua própria terra, em quantidade suficiente e de modo permanente. Para garantir o plantio dessa primeira fase do projeto são repassados alguns insumos como: sementes de feijão, arroz, milho; hortaliças; mudas de frutíferas; aves; suínos e cabras. O produtor recebe orientações e assistência técnica na implantação das Unidades Didáticas de Subsistência (UDS), que vão servir de multiplicadores de tecnologia para as demais comunidades.

Outro projeto que será apresentado é o desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), com apoio da Setecs, que implantou cinco agroindústrias de pequeno porte nos municípios de Barão de Melgaço (pescado), Santo Antônio de Leverger (cana-de-açúcar), Jangada (processamento de frutas), Várzea Grande (processamento do Pescado) e Cuiabá (processamento de frutas).

O terceiro exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pela Conab, com a parceria do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, que possibilita ao pequeno agricultor com dificuldade de inserção no mercado, comercialização de grãos com o Governo Federal.

Atualmente, o MDS investe em vários programas no setor em Mato Grosso, como a distribuição de cestas de alimentos, educação alimentar, banco de alimentos, agricultura urbana (hortas e lavouras comunitárias), restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE