Mais de 40 litros de sangue foram colhidos durante uma campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e unidade de coleta e transfusão do hospital regional de Sorriso, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O sangue doado passará ainda por uma bateria de exames e em cerca de três semanas estará disponível para transfusões.
Todas as pessoas que foram até o posto de coleta, na unidade de saúde Araras, preencheram uma ficha de inscrição e passaram pelo teste de hematócrito (volume globular), verificação de pressão, peso, altura e triagem clínica antes de fazer a doação. De 141, 98 apresentaram as condições ideais para doação. Cada pessoa doou cerca de 400ml de sangue.
Segundo a coordenadora da UCT, Adriane Spezia, todo sangue colhido têm amostra encaminhada ao Hemocentro de Cuiabá, onde é feita uma bateria de exames para atestar as condições de uso. O sangue coletado será utilizado em transfusões nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera e Nova Mutum.
Na parceria o DCE ficou responsável pelo chamamento à comunidade e no dia da campanha providenciou o lanche servido aos doadores. De acordo com o presidente do diretório Rodrigo Cazarini, além de trabalhar em questões que dizem respeito ao universo acadêmico, o DCE está buscando um envolvimento maior com a comunidade. “Esta foi uma das primeiras oportunidades que tivemos e estamos satisfeitos com o resultado”, disse.
Todas as pessoas que doaram sangue no último sábado vão receber o resultado dos exames que serão realizados pelo hemocentro dentro de, aproximadamente, 60 dias.