PUBLICIDADE

Diagnósticos de câncer de boca dobram em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), vinculado a Secretaria de Estado de Saúde, apresenta resultados do projeto ‘Mato Grosso Contra o Câncer Bucal’, desenvolvido no ano passado, que tem como objetivo a aplicação da política de assistência aos pacientes portadores de câncer bucal cumprindo a meta de interiorizar as ações de combate à doença. O projeto consiste na capacitação de profissionais de saúde nas áreas de diagnóstico e prevenção das lesões da boca e da face com ênfase no câncer bucal.

O Ceope atende a 93% dos municípios do Estado. Registros confirmam que, nos dez anos anteriores à instituição do Centro de Odontologia, foram diagnosticados, em média, 10 casos de câncer de boca, por ano. E que, a partir de sua criação, esse número saltou para 24,3 casos, ao ano. “A importância desses números reside no fato de que quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico do câncer de boca maior é a possibilidade de cura do paciente”, explicou a diretora.

No ano passado o projeto alcançou notáveis avanços com a qualificação de 145 profissionais especializados no diagnóstico do câncer bucal, entre odontólogos e técnicos de higiene dental em todo o Estado. Os municípios contemplados foram os de Alta Floresta, Barra do Garças, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Cuiabá e toda a Baixada Cuiabana. Foram realizados, ainda, cursos de Promoção de Saúde e Prevenção em Câncer Bucal.

“O programa de capacitação aplicado pelo projeto tornou possível também a participação de 266 servidores do próprio Centro em eventos como palestras e cursos que abordaram temas discorrendo sobre o radiodiagnóstico, a psicooncologia, a biossegurança, a saúde do trabalhador, e a odontologia em pacientes com fissuras labiopalatais”, disse a diretora do Ceope, Daniely Beatrice do Lago, lembrando que o Centro já foi instituído com o objetivo de ser referência estadual na prevenção e diagnóstico do câncer bucal bem como das demais doenças da boca e da face e hoje é referencia estadual e modelo para outros Estados do Brasil.

O trabalho só foi possível porque o Ceope tem como apoio os serviços do MT Laboratório, que também é referência na realização de exames de patologia bucal e que também conta, em seu quadro funcional, servidores especializados em Estomatologia e Patologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE