PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde atualiza cadastro de famílias em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Trinta e duas agentes comunitárias de saúde de Nova Mutum iniciam, na próxima semana, o recadastramento dos moradores da zona urbana do município e também da comunidade Ranchão. O trabalho tem por objetivo atualizar cadastros da Secretaria Municipal de Saúde, além de servir de base para uma série de ações que são desenvolvidas pelo setor, bem como orientar o Governo Federal no caso de repasses em determinados programas.

De acordo com a secretária Anke Schwab, os cadastros disponíveis estão desatualizados. “O crescente número de novos moradores assim como as migrações que acontecem dentro da própria cidade, mostram a necessidade do recadastramento”, explicou. Desta forma a zona urbana foi dividida em trinta e um setores e as agentes devem concluir esse trabalho dentro de 30 dias. É uma espécie de senso, onde as informações buscadas são relativas à saúde.

Todos os moradores de Nova Mutum, independente de utilizarem serviços do Sistema Único de Saúde – SUS- ou não, devem estar cadastrados nos Postos de Saúde da Família – PSFs. É com base em tais informações que as unidades colocam em prática programas específicos para atender gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças em fase de crescimento e desenvolvimento, além de atividades relacionadas a visitas domiciliares e pequenos procedimentos.

“As agentes comunitárias são peças fundamentais dentro do atendimento básico. Na verdade começa por elas o trabalho preventivo, no sentido orientar para evitar o surgimento de problemas de saúde. Elas realizam visitas mensais às famílias do setor pela qual são responsáveis e com base em seus relatórios a Saúde pode tomar atitudes seguras ou desencadear ações de prevenção”, relatou a secretária.

Com a contratação de onze agentes no início deste ano, a equipe da Secretaria foi reforçada. Nas duas últimas semanas as novas contratadas passaram por um treinamento. No caso dessas agentes, o recadastramento será o primeiro contato com as famílias que passarão a acompanhar a partir da próxima semana. Um dos requisitos para concorrer às vagas foi justamente residir no setor em que vão atuar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE