A Secretaria de Saúde de Sinop ainda aguarda uma resposta da Secretaria de Estado de Saúde sobre o pedido de liberação do fumacê – veneno borrifado para matar o mosquito Aedes Aegyti, transmissor da dengue, no município. A previsão, conforme o secretário Valério Gobbato, é que a definição possa sair até o final da semana.
A solicitação foi feita após os casos de dengue no município aumentarem. O período chuvoso, ideal para reprodução da larva do mosquito, está contribuindo para a proliferação do problema. Um levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, mostra que de primeiro de janeiro até o dia 12 deste mês, foram notificados 160 casos. Mas, ainda segundo a secretaria, o número pode ser maior, já que muitas pessoas acabam não fazendo o exame para comprovar se estão com a doença.
Conforme o Ministério da Saúde, a aplicação do inseticida só é feita quando há incidência maior de casos, com infestação acima dos 5%. Somente em janeiro foram 79 casos confirmados, representando aumento de 390% em comparação com o mesmo período no ano passado, quando apenas 16 pessoas foram contaminadas.
O Jardim Botânico, centro e residencial Sul ainda estão entre os pontos onde são constatados mais registros.