A aplicação do fumacê – veneno para matar o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue- em Vera (80 km de Sinop), já começa a mostrar resultados. O número de notificações começou a reduzir. Nestes oito primeiros dias do ano, foram registrados apenas oito. O índice de infestação predial para o período é de 1,85%, conforme a Secretaria de Saúde.
“Antes dessa aplicação semanalmente eram notificados em média 20 casos e eram encontrados cerca de 25 criadouros de larvas do mosquito transmissor. Além disso, o trabalho dos agentes de saúde ambiental, não tem parado. Foram notificados todos os estabelecimentos comerciais que têm peças e pneus expostos à chuva (borracharias, ferros velhos e funilaria) para a eliminação dos focos”, explicou, ao Só Notícias, a secretária de Saúde, Maristela Dal’Agnol.
Os trabalhos devem continuar até o próximo dia 14. São cinco ciclos de aplicações. Em novembro e dezembro, conforme a secretaria, foram notificados 62 e 64 casos, respectivamente. O índice de infestação chegou a 2,16% e 4,54%, respectivamente.
“Temos usados recursos, em parceria com a secretaria estadual, para combater essa doença. Cabe a cada cidadão se responsabilizar em cuidar sua residência ou comércio em não deixar água parada”, concluiu a secretária.
Em 2006, de acordo com o Sistema de Informação de Notificações de Agravos, do Escritório Regional de Saúde, em Sinop, foram diagnosticados 96 casos confirmados da doença.