A diretora do Escritório Regional de Saúde em Sinop, Márcia Soriano, explicou que a orientação do Ministério da Saúde é concluir a campanha quando for alcançada 95% da meta prevista pelo ministério, no início da campanha, em agosto. “Nos municípios que já atingiram a meta será feito um monitoramento. Se aqueles dados apresentados forem reais, será encerrada a campanha. Caso houver divergência de informações, faremos uma varredura para verificar aonde há divergência”, explicou a diretora.
Segundo Márcia, a maior dificuldade ainda é imunizar os homens com até 39 anos. “Eles levam o vírus para dentro da casa, ficam perto das esposas, irmãs, mulheres, e acabam transmitindo o vírus”, destacou.
Na regional, segundo o sistema de informação do programa nacional de imunização, Sorriso, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã já ultrapassaram a meta. Em Itanhangá e Nova Santa Helena, 98% e 96% da meta já foram vacinados respectivamente. Claudia, Feliz Natal, Itaúba, Marcelândia, Santa Carmem, Sinop, União do Sul e Vera, continuam abaixo do estimado.