As cirurgias de catarata feitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) continuam suspensas em Sinop, segundo o Escritório Regional de Saúde. O motivo é a aquisição do microscópio oftalmológico óptico, discutido em meados de outubro entre os 14 município que integram a Comissão Intergestora Bipartite Regional (CIB), que ainda não foi feita. Na última negociação, ficou acordado que a compra seria realizada ainda este mês para que as cirurgias, suspensas em fevereiro devido a má qualidade do atual equipamento, que começava a apresentar riscos de comprometer o sucesso dos procedimentos, fossem retomadas.
A diretora do Escritório, Márcia de Lara Soriano, explicou ao Só Notícias, que a suspensão continua pois houve problemas administrativos com dois municípios integrantes, impedindo a compra, avaliada em R$ 140 mil. No acordo, cada município investe R$10 mil. Conforme Soriano, as cirurgias deverão ser retomadas ainda no início de 2009.
A diretora conclui que os casos mais graves estão sendo encaminhados ao Hospital Regional em Sorriso ou para Cuiabá. Atualmente, pouco mais de 230 pessoas aguardam na fila de espera para a realização da cirurgia. Mensalmente, eram feitas 25 cirurgias (com o SUS) no Hospital Santo Antônio.