PUBLICIDADE

Deputados vistoriam hospital regional de Colíder e consideram bom o atendimento

PUBLICIDADE

Os deputados Guilherme Maluf (PSDB), Nilson Santos (PMDB) e José Domingos Fraga (DEM) fizeram uma vistoria nas dependências do Hospital Regional de Colíder, ontem à tarde. A visita antecedeu a audiência pública que debateu o funcionamento do Hospital Regional e a assistência médico-hospitalar no âmbito do SUS com a interveniência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Norte. Acompanharam os parlamentares, o secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro e a diretora do hospital, Jucineide Oliveira Silva.

O hospital atende mais de 2 mil pacientes por mês sendo um pólo de referência na área de saúde para seis municípios do Nortão. Além de Colíder, a unidade recebe pacientes das cidades de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Marcelândia e Nova Guarita, a população indígena e até do Sul do Pará.

Na avaliação do deputado Guilherme Maluf que preside a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembléia Legislativa, a unidade tem uma planta antiga, porém, funcional. Segundo ele, todas as unidades estão em funcionamento. “É necessário, entretanto, ajustes em algumas especialidades e também mais investimentos para comportar a demanda que hoje supera a capacidade do hospital”.

Para José Domingos, o serviço oferecido pelo hospital é bom se comparado a situação caótica da saúde pública em todo o Brasil. Para o parlamentar, entretanto, na unidade ainda faltam médicos, novos profissionais e estrutura melhor nas UTIs, principalmente, na neonatal.

Com base política no município, o deputado Nilson Santos elogiou o funcionamento do hospital, mas entende que setores como o de emergência e novas especialidades precisam ser ampliados. Já o suplente de deputado Pedro Satélite — que também esteve em Colíder, afirmou que a implantação do hospital foi uma luta política em seu primeiro mandato e que o setor de saúde na região avançou. “O hospital de Colíder foi um modelo para os demais. É a única saída para que os pacientes do interior sejam atendidos na região minimizando os efeitos negativos nas unidades de saúde da Capital”.

O secretário de Saúde, Augustinho Moro, informou que já está contemplado no orçamento do ano que vem recursos para reforma e ampliação dos serviços do hospital. “Este ano ampliamos as dependências da unidade, trouxemos uma ambulância com UTI móvel e um novo veículo. Em 2009, vamos passar de 72 leitos para 130”, disse Moro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE