Na próxima segunda-feira, durante o dia nacional de combate a tuberculose, a prefeitura realizará ‘blitz orientativa’ com objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da doença. O trabalho será feito entre as avenidas Júlio Campos e Sibipirunas, entre 8h e 10h e, 14h às 16h. Aproximadamente 5 mil panfletos e adesivos explicando sobre as formas de contágio e sintomas serão distribuídos.
Segundo a coordenadora do programa de tratamento a tuberculose e hanseníase, Jussara Wolhmuth, muitas pessoas desconhecem a doença e também tratamentos gratuitos.“A prefeitura oferece não só exames, como todo o tratamento com medicação. Queremos que a comunidade tenha informações suficientes para que possa perceber a doença e buscar tratamento, para que possamos registrar e fazer o controle” explicou.
A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo em especial os pulmões. Ano passado, foram registrados 21 casos no município, neste ano, o número caiu para sete.