PUBLICIDADE

Hospital do Câncer de Mato Grosso inaugura daqui a pouco central de esterilização

PUBLICIDADE

Referência em todo o tipo de tratamento oncológico, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, o Hospital do Câncer de Mato Grosso, em Cuiabá, inaugura sua nova Central de Material Esterilizado hoje de manhã. A unidade foi reformada e teve os aparelhos antigos de esterilização (autoclaves) substituídos por equipamentos novos, por meio do Programa de Eficiência Energética da Cemat.

A distribuidora de energia substituiu os aparelhos antigos, que já somavam 20 anos de uso e tinham capacidade para 80 litros, por dois autoclaves novos e modernos, com capacidade para 225 litros cada. “Esses equipamentos são essenciais para qualquer instituição de saúde, pois possuem a função de esterilizar todo o material usado nos mais diversos procedimentos, o que evita infecção hospitalar”, afirma o coordenador de marketing do Hospital do Câncer (HC), Emídio Rios Filho.

Na Central de Material Esterilizado (CME) são lavados, preparados, acondicionados, esterilizados e distribuídos todos os instrumentos e rouparia para as unidades de internação, centro cirúrgico e ambulatórios, entre outros. A central recebeu o nome do médico José Leite de Figueiredo.

De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética (PEE) da concessionária, Milton Ochiuto, a empresa realizou outras ações com a finalidade de ajudar o hospital a reduzir o consumo de energia e melhorar as instalações, além da troca dos autoclaves. “Somente neste ano, substituímos 63 aparelhos de ar-condicionado e quase 400 lâmpadas por outras de consumo menor”, informa.

A distribuidora prevê ainda a instalação de três conjuntos de refrigeração de câmara fria, modernos e de alto rendimento, em substituição aos equipamentos antigos e pouco eficientes que são hoje utilizados no HC. A troca deve ser concluída nos próximos 15 dias.

Durante o ciclo anterior do PEE (2006/2007), a Cemat já havia trocado 60 condicionadores de ar de janela e sete do tipo split, oito refrigeradores, 44 ventiladores de teto e quase mil lâmpadas fluorescentes. “A Cemat tem sido uma grande parceira. Além dos projetos de eficiência, a empresa mantém um convênio que possibilita doações ao HC por meio da fatura de energia, o que tem contribuído bastante para o bom andamento das atividades do hospital”, ressalta Rios.

Para ajudar a instituição e contribuir para a campanha, denominada “Eu abracei esta causa”, basta ligar para o telefone 0800-703-4144, e autorizar o débito de qualquer valor na conta de energia.

A instituição – Fundado em 1999, pela Associação Mato-grossense de Combate ao Câncer (AMCC), o HC é a referência para o tratamento da doença em Mato Grosso e na região Norte do país. Atende 95% dos casos de câncer infantil de Estado e também recebe pacientes do Acre, Rondônia, Pará e Bolívia, em uma estrutura física de aproximadamente 10 mil m2.

Possui 85 leitos, divididos entre enfermarias de clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica e UTI. Cerca de 95% do atendimento é destinado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), prestando serviços como consultas médicas para adultos e crianças, cirurgias, radiologia, laboratório de análise clínica, banco de sangue, quimioterapia, endoscopia, odontologia, entre outros.

Todos os anos, o hospital realiza cerca de 2.100 cirurgias, 26.800 consultas e 3.500 internações hospitalares. O ambulatório pediátrico conta com sala de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, atendimento psicológico e serviço social. Além disso, a classe hospitalar conta com profissional de pedagogia que desenvolve atividades lúdicas e proporciona reforço escolar às crianças, no período necessário de afastamento da escola regular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estoques de vacinas estão abastecidos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde garantiu que todos os Estados...

Prefeitura de Peixoto abre processo de credenciamento para novos fisioterapeutas

A administração pública em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...

Mato Grosso realizou captação de 36 órgãos durante o ano

A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso informou...
PUBLICIDADE