A campanha de vacinação começa no próximo dia 9 e a meta, em Lucas do Rio Verde, é imunizar cerca de 16 mil pessoas, entre homens e mulheres de 12 a 39 anos. O atendimento vai até 12 de setembro em 8 unidades de saúde na cidade e mais 3 nas comunidades rurais. Lucas foi a segunda cidade que teve mais casos de rubéola -20-, ano passado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Sorriso lidera com 55.
Outras cidades da região anteciparam a vacinação contra rubéola. É o caso de Nova Mutum que está fazendo a imunização juntamente com a da poliomielite. Os postos vacinam desde segunda-feira e a meta contra rubéola é 10,8 mil pessoas.
Conforme o Só Notícias já informou, em Sinop aproximadamente de 58 mil pessoas serão imunizadas (29,6 mil são homens e 28,3 mil são mulheres).
A rubéola é uma doença causada por vírus, benigna, mas altamente contagiosa. A doença traz sérios riscos para mulheres em idade fértil (até os 49 anos) e que nunca foram vacinadas, podendo resultar em complicações como abortos ou na ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que se apresenta através de malformações congênitas (surdez, catarata congênita, glaucoma congênito e malformações cardíacas, dentre outras). A vacinação é a única forma de evitar a doença.