Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que houve um aumento quantitativo na execução dos transplantes de córneas. De janeiro a julho já foram realizados 103 transplantes. Nessa modalidade o ano de 2007 fechou com 153. Já os transplantes de rins, onde o Estado necessita de equipe credenciada e de infraestrutura necessária, o que já conquistou no ano de 2008 com o credenciamento do Laboratório de Histocompatibilidade, teve uma nova investida, apesar das dificuldades na busca de equipes credenciadas.
Hoje, o Estado possui em funcionamento, e credenciada, apenas a equipe do Hospital Geral Universitário.
A Santa Casa de Misericórdia, onde havia uma equipe credenciada a realizar o transplante de enxerto ósseo, ao expirar o prazo do credenciamento não manifestou interesse em continuar. O Estado está em entendimento com o Hospital Santa Rosa na busca de nova equipe. Em anos anteriores, o Santa Rosa tinha equipe credenciada e pediu descredenciamento. Agora o governo tenta uma nova investida.
Mesmo estando hoje dotado de infraestruras que antes não havia, os números de 2008, para os transplantes de rim, demonstram o interesse do Estado em progredir com o serviço. No ano de 2008 foram realizados quatro transplantes, dois no primeiro semestre e dois no início do segundo semestre.
Os transplantes renais realizados no primeiro semestre do ano aconteceram em 26 de abril e 26 de maio e os órgãos usados foram doados por dois pacientes vivos.
Já os transplantes de rins do início do segundo semestre de 2008 foram realizados no mesmo dia 03 de julho, um às 7h e outro às 14h, tendo sido os órgãos doados pelas famílias de pessoas falecidas.