A campanha nacional de vacinação para rubéola começa dia 9, em todo o país, e a meta em Sinop é imunizar 58 mil pessoas. Em Sorriso, onde ano passado teve o maior registro de casos de rubéola no Estado (55 casos), a meta é vacinar 28,5 mil pessoas.
Para Lucas do Rio Verde, que teve ano passado o segundo maior número de pessoas com a doença (20), a meta do Escritório Regional de Saúde é que 16,5 mil pessoas sejam vacinadas.
A vacinação será feita em duas frentes: com a aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) nas pessoas entre 20 a 39 anos, e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) entre 12 e 19 anos. A campanha termina dia 12 de agosto.
A rubéola é uma doença causada por vírus, benigna, mas altamente contagiosa. A doença traz sérios riscos para mulheres em idade fértil (até os 49 anos) e que nunca foram vacinadas, podendo resultar em complicações como abortos ou na ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que se apresenta através de malformações congênitas (surdez, catarata congênita, glaucoma congênito e malformações cardíacas, dentre outras). A vacinação é a única forma de evitar a doença
Leia mais
Sorriso e Lucas lideram em casos de rubéola, diz secretaria