A Fundação de Saúde Comunitária-Hosital Santo Antônio, em Sinop, aguarda definição financeira do Estado para que vinte nos leitos construídos recentemente possam ser cadastrados para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo o fluxo de outras unidades do município, como o Pronto Atendimento (PA).
O diretor administrativo Wellinton Arantes explica que a obra está concluída e é destinada a casos de média complexidade. “O que se discute tecnicamente agora é a forma que será viabilizada a abertura destes novos leitos porque isto passa por investimentos financeiros do Estado, não só com a garantia da autorização de internação hospitalar do Ministério da Saúde, mas também com os implementos. Não há data prevista”, declarou, ao Só Notícias.
Segundo Arantes, os investimentos foram de aproximadamente R$250. “A partir do momento que o hospital tenha a garantia de financiamento pelo Estado e município para a abertura, operaremos imediatamente”, acrescentou.
O hospital ficará encarregado pela contratação de funcionários para o complexo, entre médicos, enfermeiros, de limpeza, entre outros setores.
Atualmente o HSA possui 98 leitos para atendimentos de média complexidade. Além de 10 destinados a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Seis específicos para pacientes encaminhados pelo SUS.
O hospital emprega aproximadamente 200 funcionários.