O prazo para votar por correspondência para o novo do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN-MT) termina amanhã, quando ocorrem as eleições presenciais na sede do conselho e em outras seis cidades-pólos.
Há cerca de 13 mil profissionais de enfermagem (auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros) aptos a votar no Estado. Os débitos não mais impedirão o voto, conforme previsto na resolução COFEN 323/2008.
As eleições são secretas, diretas e obrigatórias e aos que não votarem, nem justificarem a ausência em 120 dias, será aplicada multa, no valor de uma anuidade de sua categoria profissional. Na eleição serão escolhidos os 14 novos conselheiros do regional para o triênio 2008-2011. Os cargos são honoríficos, ou seja, não remunerados.
Cada categoria tem uma chapa que a representa. Dessa forma, enfermeiros devem votar em chapas formadas por enfermeiros e auxiliares e técnicos de enfermagem devem votar em chapas compostas por auxiliares e técnicos de enfermagem.
Vale explicar que é possível votar uma única vez. No entanto, como a profissão de enfermagem é formada por três categorias, é possível que o profissional esteja inscrito em mais de uma categoria. Neste caso, deverá votar em cada categoria que estiver registrado.