Prefeitos que integram o consórcio de saúde Teles Pires anunciaram reajuste de 20% para médicos que atuam no hospital regional de Sorriso. Inicialmente, seriam 10%, porém, segundo o presidente interino e secretário de Saúde de Tapurah, Valmor de Oliveira, como não houve posicionamento favorável do Estado, optaram pelo aumento. Ontem, o consórcio se reuniu com o secretário estdual de Saúde, Ausgustinho Moro.
“Também definimos conceder mais 20% em fevereiro de 2009, fechando em 40% de reajuste na parte dos municípios para segurar os médicos e garantir o atendimento e a não paralisação”, acrescentou. Ainda, segundo ele, o Estado ainda não confirmou qual percentual vai conceder ao quadro.
No início do ano, o quadro médico paralisou os atendimentos agendados na unidade, como consultas e cirurgias, mantendo apenas os emergenciais, alegando falta de repasse pelos municípios.
Outra cobrança feita pelo consórcio foi pela liberação de uma UTI móvel para transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado. “O secretário vai nos dar um posicionamento vai verificar a possibilidade de aquisição. Mas isso vai acontecer somente no 2º semestre”, acrescentou o presidente.
Em relação a construção de novos leitos, ainda não houve confirmação. Atualmente, a unidade, que realiza consultas e exames em variadas especialidades, além de cirurgias, tem aproximadamente 100 leitos em funcionamento. Desde o ano passado, também possui 15 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Integram o Consórcio de Saúde Teles Pires, que são atendidos no hospital, os municípios de Sorriso, Sinop, Claudia, Vera, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Santa Carmem, Tapurah, União do Sul e Santa Rita do Trivelato.