PUBLICIDADE

Vacinação anti-rábica é feita em 14 municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental (Covsam), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a vacinaçaõ de 2.225 cães e 712 gatos durante a campanha de intensificação anti-rábica, desencadeada em 14 municípios mato-grossenses, em abril.
“Os municípios têm autonomia para traçar a melhor estratégia de imunização dos animais e a escolha da data. Dependendo das condições locais, o sistema de vacinação poderá ser de casa em casa ou em postos fixos e volantes, dando ênfase às áreas críticas de região”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira.

Ele ressalta ainda que, as campanhas de intensificação servem de estratégias para manter os altos níveis de cobertura vacinal e alcançar a eliminação da circulação da variante canina do vírus rábico. A meta é vacinar 233.974 animais, correspondente a acima de 80% de caninos da população estimada e 100% de felinos nos municípios eleitos para esta ação. A população estimada a vacinar de caninos é de 194.044 e de felinos 39.020 animais.

Os municípios prioritários são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Porto Esperidião, Comodoro, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Glória do Oeste, Marcelândia, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Tabaporã, Vale do São Domingos e Rondonópolis. Os municípios tiveram baixo índice de cobertura vacinal na campanha estadual realizada em 2007, onde foram notificados casos positivos de raiva animal, aqueles que fazem parte de área de fronteira internacional, aqueles que possuem Centro de Controle de Zoonoses e aqueles municípios que não enviaram amostras para detecção do vírus rábico circulante.

De acordo com dados repassados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde é que o último caso de raiva humana registrada no Estado foi em 2001.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE