Sorriso também está na lista dos municípios que tiveram uma redução considerável no número de notificações de dengue no primeiro trimestre. Foram 167 suspeitas, 69% a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram 543. Diferente do informado anteriormente por Só Notícias, quando Sorriso apareceu com aumento de 55% nos casos, o Escritório Regional de Saúde admitiu, há instantes, que “houve falha na inserção de dados no relatório”.
Sendo assim, passam para 13 as cidades com redução nas notificações, sendo considerável em alguns deles, como em Sinop, onde passou de 828, nos três meses no ano passado, para 213 este ano. Em Tapurah, também caiu de 113 para apenas 3 suspeitas.
Situação diferente foi registrada em Lucas do Rio Verde, que teve um pequeno aumento no número de notificações. Passou de 142 para 151 este ano. Neste, o índice médio de infestação no trimestre ficou em 2,12%, bem acima do máximo recomendado, de 1%.
Ainda, em Claudia caiu de 89 para 84 suspeitas este ano; em Ipiranga do Norte passou de 77 para apenas 2; em Itaúba também teve redução de 43 para 1; em Nova Mutum a variação foi pequena, passando de 54 no ano passado para 51 este ano.
Também tiveram redução no número de suspeitas Itanhangá, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem e União do Sul. Em Vera e Feliz Natal, houve um pequeno aumento.