A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter o cancelamento de registro do medicamento genérico Micofenolato de Mofetila, da empresa Cellofarm. O genérico não está adequado aos requisitos da legislação sanitária em vigor, particularmente no que se refere à comprovação de bioequivalência com o medicamento de referência.
A produção deste medicamento havia sido interrompida desde novembro do ano passado, mas a empresa impetrou recurso junto à Anvisa, apresentando informações complementares para comprovar a bioequivalência exigida para a manutenção de registro de medicamento genérico. Os dados foram insuficientes e a Diretoria Colegiada da Agência não acatou o recurso da empresa e manteve o cancelamento do registro do referido produto.
O Micofenolato de Mofetila é utilizado na prevenção e no tratamento de rejeição de órgãos em pacientes que receberam transplante de rins, coração ou fígado. O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) orienta os pacientes em tratamento com este medicamento a procurarem o serviço de Saúde para receberem orientação quanto à substituição do produto.