PUBLICIDADE

Lucas R. Verde em alerta com aumento na infestação da dengue

PUBLICIDADE

Mesmo com o baixo número de notificações de dengue, apenas 23 entre janeiro e fevereiro, a Secretaria de Saúde está alerta com o aumento no índice de infestação do mosquito transmissor. A média é de 2,5%. Segundo a secretária Terezinha de Cássia Viana Gimenez, a situação é mais crítica no setor Industrial, onde chega a 7%. “Isso quer dizer que 7% das residências que visitamos têm focos de dengue”, acrescentou.

Uma das alternativas, segundo ela, está sendo a aplicação da lei municipal que prevê punições aos moradores que não contribuirem para conter a proliferação do mosquito Aedes Egypt. “Os moradores onde são encontrados focos são notificados e alguns já foram multados por não se regularizem”, alertou.

A penalidade pode ser maior ainda caso o proprietário do imóvel não colabore com a limpeza. “Há um artigo no código penal que prevê punição para quem causar danos a saúde pública. Então, nesses casos, estamos solicitando ao Ministério Público que mande uma advertência ao morador, e caso não tome as providências, seja preso porque é um risco à população”, completou a secretária.

Outros municípios estão adotando medida semelhante para evitar um surto da doença, como em anos anteriores. Alta Floresta é um deles, em que um morador só não foi preso porque mudou de endereço e não foi mais localizado.

Em todo o Estado, já foram notificados 1.764 casos da doença. Barra do Garças, Matupá, Cuiabá, Nova Canaã do Norte, Alta Floresta, Tangará da Serra e Várzea Grande lideram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE