A Secretaria de Saúde recebeu mais 3,5 mil doses da vacina contra a febre amarela, hoje, que serão redistribuídas nos Postos de Saúde da Família (PSF’s). O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Alberto Knoshita, afirmou que as doses continuarão a ser solicitadas para a Secretaria de Saúde do Estado, com o intuito de atingir todas as pessoas que ainda não foram imunizadas.
Com a falta da vacina, a preferência está sendo para as crianças de nove meses que, obrigatoriamente, devem ser vacinadas, e para aqueles que vão se deslocar para as áreas de risco, como Tocantins e Goiás. Medidas de segurança estão sendo tomadas pela prefeitura, como a vacinação dos moradores da Gleba Mercedes no último sábado, e a vistoria e monitoramento dos macacos que vivem nas reservas florestais urbanas.
Aproximadamente 8 mil pessoas já foram imunizadas desde o último dia 9. O prazo de validade da vacina é de dez anos.
A febre amarela é uma doença infecciosa que pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem), além de nauseas, vômitos e diarreia. Alguns individuos são assimptomáticos.