Mesmo aguardando a campanha nacional de prevenção à Aids para o carnaval 2008, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) que funciona juntamente com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Várzea Grande, mantêm a distribuição de preservativos à população. São cerca de 50 unidades diariamente.
Os órgãos vão intensificar as ações educativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV/AIDS e às drogas durante o período carnavalesco. “Serão feitas abordagens com distribuição de materiais educativos e preservativos aos foliões que irão brincar o carnaval”, disse a agente administrativa Elizabeth Ferreira Santana.
“Na ação continuada os preservativos masculinos podem ser encontrados em dois tamanhos: de 49 mm de diâmetro para adolescentes e de 52 mm para adultos”, ressalta Elizabeth. Durante o carnaval, serão distribuídos apenas do tipo adulto.
A distribuição de cartazes e camisinhas será realizada em pontos estratégicos além de unidades de saúde e o apoio de divulgações veiculadas em rádios e televisão em nível nacional. A campanha do Ministério da Saúde para o carnaval de 2008 tem como tema ‘Sua atitude tem muita força na luta contra a AIDS’ e o público-alvo é a população em geral, mais especificamente jovens na faixa etária entre 13 e 24 anos.
“O tema é muito importante do ponto de vista do relacionamento entre pais e filhos. São poucos os jovens que mantém um ótimo diálogo com os pais, e isso dificulta a conversa sobre sexo com os pais. É preocupante. Mostra que temos que adotar estratégias, sobretudo no campo educacional, para que o tema seja abordado com mais naturalidade e freqüência no ambiente familiar, fundamental na formação dos jovens”, afirma Elizabeth.
No SAE/ CTA a distribuição do preservativo é feita a partir de um acompanhamento dos pacientes que passam por todas as ações educativas voltadas para a prevenção da Aids e das doenças sexualmente transmissíveis (DST). “Essas ações são rotina na unidade e a programação que conta com distribuição de preservativos e abordagens tanto nas ruas quanto em empresas é uma ação continuada”.
Aqueles pacientes que tem resultado positivo da doença tem apoio total no SAE/ CTA. “É realizado exames para detectar as DSTs, que é a sífilis, a gonorréia, a hepatite B, e a AIDS. Oferecemos também médicos pediátricos, infectologista, psicólogo, ginecologista, nutricionista e assistente social e serviço de distribuição de medicamentos”.