A dona-de-casa Dulce Teresinha Jablonski, 50, está internada no Hospital Regional de Colíder com suspeita de ter contraído dengue hemorrágica. Se confirmado, esse será o primeiro caso registrado em Mato Grosso este ano.
Ela é moradora de Matupá e foi internada durante o fim de semana na cidade de origem, mas em razão da gravidade do seu quadro teve de ser transferida. Outras cinco pessoas da família dela também já teriam contraído a doença este ano.
A coordenadora do Programa Estadual de Combate a Dengue, Maria de Lourdes Girardi, informou que está sendo aguardado laudo que irá confirmar se o caso trata-se ou não da doença.
Até o final do mês de dezembro Mato Grosso registrou 19.100 notificações de casos com 14 confirmações de casos de febre hemorrágica de dengue (FHD), conhecida popularmente como dengue hemorrágica. Desse número, sete casos evoluíram para cura e sete resultaram em óbito. Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, atitudes simples podem acabar com os focos de dengue na sua casa: encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta. Lavar semanalmente, por fora e por dentro, com escova e sabão, tanques utilizados para armazenar água.
Jogar em sacos de lixo que serão fechados todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc. Não existe vacina para a dengue.