Depois da falta da vacina contra febre amarela em Sinop, devido a grande procura, os estoques dos postos de saúde começam, aos poucos, serem repostos. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, aproximadamente, 3,5 mil doses e iniciou a distribuição. Mesmo assim, não deve durar muito tempo. Em muitas unidades, filas se formaram.
A expectativa é conseguir mais uma remessa para atender um número maior de moradores da maior cidade da região Norte. Dados da secretaria mostram que, somente na semana passada, 3,8 mil foram imunizados. Devem tomar a vacina quem foi imunizado há mais de 10 anos.
Em outras cidades de Mato Grosso, os estoques se esgotaram rapidamente, devido a intensa procura, desde que foram confirmadas mortes no Brasil pela doença.
A febre amarela é uma doença infecciosa que pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar, dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem), além de nauseas, vômitos e diarréia.