Inaugurado no ano de 1.998, o Serviço de Assistência Especializado (SAE), destinado ao tratamento dos portadores de HIV/ AIDS no município de Cuiabá, conta, hoje, com cerca de 1200 pacientes em tratamento. Um ano após sua inauguração, em 1999, foram apenas 40 novos casos registrados. Desde então, os pacientes procuram cada vez mais o serviço. Somente neste ano, mais 213 pacientes já foram cadastrados. Em média, são 19,5 casos a cada mês.
O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde com dados referentes ao período de 2002 a 2007 comprovam o aumento de notificações Cuiabá que é a quinta capital brasileira na taxa de incidência dos casos de Aids e a 38ª entre os municípios com mais de 50 mil habitantes em números de notificações.
"Não há dúvidas que nos últimos anos tem havido um aumento de casos, mas no país todo, pois temos ampliado o número de exames realizados, o que auxilia na detecção de casos novos", explica a coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Soraia Maciel.
Um exemplo disso é a realização do teste rápido para HIV, oferecido pela rede pública, que permite o diagnóstico imediato da doença. Além disso, também existe um trabalho constante de orientação e prevenção, a fim de evitar que esses números continuem aumentando.
Qualquer pessoa pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no SAE, para fazer o exame de HIV, que é gratuito. Lá, será atendido individualmente ou em grupo, como preferir, por um profissional devidamente capacitado. Antes de realizar o exame, o aconselhador conversa com a pessoa que procura o teste, informando-lhe e orientando sobre as formas como pode se contrair o vírus e ainda, como se prevenir adequadamente.
Amanhã, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids.