O Serviço de Atendimento Especializado de Sinop (SAE) realiza no próximo dia 1º de dezembro uma programação voltada para conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis em alusão ao "Dia Mundial de Luta contra a Aids". A campanha terá como temas "Viver com Aids é possível. Com o preconceito não" e "Muito prazer, sexo sem DST".
"Reconhecendo a dificuldade da população em identificar os sinais e sintomas das DST e do HIV, de falar sobre sexualidade com seus parceiros e de procurar tratamento no serviço de saúde, a campanha tem três focos: alertar, reconhecer e tratar", destacou o coordenador municipal do Programa DST/Aids em Sinop, Walther Esteves.
De acordo com ele, muitas pesquisas apontam que as pessoas têm preconceito, apesar de conhecerem as formas de transmissão do vírus do HIV. "Por isso, o maior desafio da Aids é vencer, não somente a doença, mas o preconceito principalmente. E isto só é possível através da informação" alertou.
O Sae trabalha com atendimento médico, psicológico e de assistência social aos portadores de doenças sexualmente transmissíveis de Sinop e região. São realizados diariamente orientação, aconselhamento e exames de HIV, Hepatite e Sífiles.
Atualmente recebem acompanhamento pacientes de Sinop (190), Sorriso (105), Lucas do Rio Verde (38), Peixoto de Azevedo(27), Guarantã do Norte (22), Colíder (20), Tapurah (13), Vera (13), Juara (8), Feliz Natal (6), Cláudia (6), Castelo dos Sonhos (4), Ipiranga do Norte (4), Itaúba (3), Nova Canaã do Norte (3) , Marcelandia (3), Novo Progresso (3), Matupá (2), Nova Ubiratã (2),Paranaíta (2), Santa Rita do Trivelato (2), Terra Nova do Norte (2), Alta Floresta (1), Itanhanga (1), Novo Mundo (1). O Sae registrou 97 novos casos em 2008 e mais 75 casos em 2009.