PUBLICIDADE

Infestação de dengue aumenta e Cuiabá fica em estado de alerta

PUBLICIDADE

O índice de infestação predial por larvas do mosquito Aedes Aegpty, transmissor da dengue, que é aferido pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá é 2 e confirma que o município encontra-se em estado de alerta. O ministério da Saúde classica como até 1 o índice é considerado satisfatório. Entre 1,1 e 3,9 a região encontra-se em estado de alerta e, acima deste número, é declarado risco de surto. A infestação atual na capital é superior aos números constatados no mesmo período de 2008 e 2007. O aumento reflete diretamente no número de notificações da doença. Em outubro, foram 85 casos notificados. Em 2008, quando o índice era de 1,4, houve apenas 18 notificações.

O último balanço, divulgado semana passada por Só Notícias, aponta que Cuiabá tem 11.235 casos de dengue desde janeiro deste ano. Há 9 mortes confirmadas e a secretaria espera resultados de 5 exames.

Além do aumento nos casos da doença, o crescimento do índice indica que não há mudança no comportamento do cidadão. “Na maioria dos casos, as larvas são encontradas nas casas habitadas, sendo que na maior parte das vezes, dentro das caixas d”água”, explica a coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho.

Bairros com maior infestação: Distrito Norte: Três Barras; CPA II, 1º de Março, Altos da Serra, CPA IV;
Distrito Sul: Cohab São Gonçalo, Parque Nova Esperança, Pedra 90, Chácara dos Pinheiros, Parque Atalaia;
Distrito Leste: Dom Aquino, São Matheus, Shangri-la, Sol Nascente, Canjica;
Distrito Oeste: Novo Terceiro, Porto, Altos da Boa Vista, Santa Isabel, Goiabeiras.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE