A Secretaria de Saúde deve definir, esta semana, um dia D para vacinação contra a febre amarela. O mutirão faz parte dos trabalhos de intensificação da doença, divulgados na última semana de outubro. O dia da mobilização deverá ser realizado nos postos de saúde da família, que já dispõe da vacina, válida por 10 anos.
Sinop ainda não registrou casos da doença neste ano, no entanto, a notificação de dois casos que estão sendo investigados em Feliz Natal (130 km de Sinop), intensificaram a campanha de prevenção no município que, atualmente, conta com mais de 114 mil habitantes segundo o último censo do IBGE. A vacina é contra-indicada a gestantes, pessoas com baixa imunidade e alérgicas a gema de ovo. Crianças a partir de nove meses já podem ser imunizadas.
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos Aedes Aegypti (mesmo transmissor da dengue) ou Aedes Albopictus que estejam contaminados por um flavivirus (após picar espécies de macacos contaminados pela doença ou seres humanos). Os vírus infectam principalmente as células de defesa do nosso corpo. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça, dor muscular intensa, calafrios, diarréia e vômito. Também podem ocorrer sintomas mais graves como ictericia, hemorragia, comprometimento dos rins, pulmão, fígado e coração.