A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está ampliando o atendimento a população e nos casos de urgências ortopédicas, por exemplo, os pacientes estão sendo encaminhada ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, no município de Sorriso, e para o Hospital Santo Antônio em Sinop. De acordo com o secretário de Saúde, Lúcio Rocha Carvalho, há uma normativa que regulamenta o trabalho dos profissionais da saúde dentro da secretaria atendendo o que pede o contrato em relação ao número de consultas mês.
Hoje, o município oferece alguns profissionais para atender a demanda de Vera como ortopedia, urologia, cardiologia, ginecologista e ainda há um convênio com Lions Visão, de Cuiabá, que tem atendido diversos pacientes do município. “Sabemos que ainda precisamos melhorar buscar mais profissionais. Mas deparamos com a falta de documentação de alguns que precisam estar com o documento em dia para poder participar das licitações que necessitamos. Hoje a nossa maior dificuldade está na mão de obra especializada”, frisou o secretário.
Dos profissionais que já estão trabalhando no município, o cardiologista José Carafine atende 20 consultas mês, mais quatro vagas que tem direito o município para atendimento no Hospital Regional de Sorriso. A demanda é 168 pessoas que aguardam para o atendimento. Os casos urgentes são atendidos primeiro.
Os demais profissionais também atendem as normas da licitação junto à Secretaria de Saúde. Para a especialidade de Urologia a demanda é 75 pessoas, são atendidas 10 consultas mês e, mas quatro pessoas que podem ser encaminhas ao Hospital Regional de Sorriso. O ortopedista Lauro Maiolino Ribeiro atende 40 consultas mês e a demanda do município hoje é de 250 pessoas. Os pacientes vão sendo atendidos conforme a periculosidade do caso, onde o médico deixa uma anotação na ficha do paciente pedindo a urgência do mesmo. E na ginecologia a demanda é de 127 mulheres. São consultadas 17 pacientes por mês mais as quatro vagas que oferece o Hospital Regional de Sorriso, explicou a técnica do agendamento Silvana Ávila.