A prefeitura, através da secretaria de Educação, firmou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para ampliar as oportunidades educacionais dos jovens da rede pública municipal. Ontem, foi realizada a aula inaugural do Programa Partiu IF, que atende estudantes do 9º ano da rede municipal em situação de vulnerabilidade social.
Com duração de 8 meses, o programa oferece aulas de reforço em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza, duas vezes por semana, na escola Olavo Bilac. Além disso, os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 200 e participarão de atividades práticas no campus do IFMT, conhecendo os laboratórios e vivenciando experiências voltadas à biotecnologia e ao desenvolvimento científico.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel ressaltou a importância do programa. “Recebemos com muita alegria esse projeto que acolhe, prepara e motiva nossos estudantes. Além de fortalecer o aprendizado, ele os aproxima da realidade do IFMT e da área da biotecnologia, que tem crescido muito e abre portas no mercado de trabalho”, afirmou a secretária.
Foram selecionados 39 alunos por meio de edital, com base em critérios como vulnerabilidade social e interesse demonstrado. A proposta é que esses estudantes cheguem ao processo seletivo do IFMT, no final de 2025, mais preparados e confiantes para conquistar uma vaga nos cursos técnicos oferecidos pela instituição.
Conforme o coordenador de ensino superior do IFMT, Reginaldo Ribeiro, o programa proporciona uma imersão completa. “Além do reforço nas disciplinas, queremos que eles vivenciem o ambiente acadêmico, participem de oficinas, conheçam os laboratórios e se apaixonem pela educação técnica. Isso amplia as perspectivas e contribui para o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos.”
O programa Partiu IF foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.