PUBLICIDADE

Criança suspeita de ter H1N1 morre em Rondonópolis

PUBLICIDADE

A direção clínica do Hospital Regional informou no começo da tarde desta quarta-feira a  morte de uma menina, portadora da Síndrome de Down, por suspeita  da gripe A, o H1N1, também conhecida como "gripe suina".  O óbito ocorreu na tarde de terça-feira. O secretário de Saúde do Município, Valdecir Feltrin confirmou o óbito da menina, mas limitou-se a dizer que ela tinha sintomas semelhantes ao da gripe A (H1N1). A confirmação, segundo ele, só poderá ser realizada com a chegada dos exames laboratoriais.

A diretora do Hospital Regional , Rosana Zucatto não foi encontrada na unidade de Saúde para comentar o assunto.  O diretor clínico do HR, o médico Eduardo Nogueirol, também confirmou o óbito e se prontificou a passar outras informações sobre o caso no período da tarde.

Confirmado o caso, esta pode ser a segunda vítima fatal no município pelo vírus que se alastra em todo o mundo. Outra vítima foi uma mulher de 32 anos, moradora de Rondonópolis, que morreu a caminho da cidade de Toledo, no Paraná. Ela passou por consulta no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Rondonópolis no dia 19 de agosto à noite, antes de viajar. Naquela ocasião ela apresentava febre forte.

Segundo o coordenador de Saúde Coletiva do município, Alencar Libano de Paula a paciente que foi a óbito fez Raio X, hemograma e passou por consulta médica, porém nada grave foi diagnosticado e a mulher não entrou no grupo de risco como provável paciente infectada pela gripe A (H1N1). Ela não tomou Tamiflu.

Liberada no dia seguinte, dia 20 de agosto, a mulher seguiu viagem com o marido e as duas crianças. No município de Rondonópolis haviam descartado a possibilidade de gripe A. Na fila da Sadia, o marido contou a um jornal de Toledo (PR), que a mulher teve um forte acesso de tosse e subitamente faleceu, por volta das 5 horas de sábado.

A enfermeira da Saúde Coletiva, Janete Oliveira Teixeira já iniciou o processo de monitoramento da família da segunda vítima fatal, supostamente, por gripe suína.

Há alguns dias o departamento de Saúde Coletiva intensificou as ações de combate e prevenção ao A(H1N1). Palestras em escolas, faculdades e empresas estão sendo realizadas diariamente, com o objetivo de formar multiplicadores para disseminar informações sobre a doença.
Prevendo novos casos e possibilidade de ações drásticas, nesta sexta-feira, representantes de várias secretarias do município e da sociedade civil organizada vão se reunir para formar uma Comissão para tratar dos assusntos pertinentes a gripe.

O município de Rondonópolis registrou seis notificações da gripe, sendo 01 caso confirmado e 05 descartados. Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Mato Grosso registrou até o dia 20 de agosto a notificação de 189 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 23 foram confirmados, 62 descartados e 104 aguardam resultado. Dos casos confirmados, 10 são do município de Cuiabá, dois de Lucas do Rio Verde, um em São Pedro da Cipa, dois em Sinop, três em Sorriso e dois em Barra do Garças (Notificação em Goiânia), um em Tangará da Serra e um em Primavera do Leste.

O município de Cuiabá registra notificação de 109 casos, sendo 10 confirmados, 44 descartados e 55 aguardam resultado. Dos 109 casos notificados em Cuiabá, 10 são provenientes de outros municípios, Estados ou países (sendo eles: Alto Araguaia, Camburiu, Canadá, Espanha, EUA, Santa Carmen e São Paulo).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE