Rondonópolis sai na frente dos demais municípios e realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental que acontece nos dias 28 e 29, no pátio da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, na região central. Os delegados eleitos no evento vão defender as propostas da cidade na Conferência Estadual e depois na Nacional. A pré-conferência aconteceu às 18h horas de ontem.
O secretário de Meio Ambiente, Lindomar Alves, explica que o objetivo é construir uma política de preservação e conservação da fauna e da flora que envolva entidades organizadas, ONGs, instituições educacionais, trabalhadores rurais e pescadores, moradores das regiões ribeirinhas e a comunidade em geral. As ações neste sentido, envolvem também as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico. Mais de cem pessoas participaram da pré-conferência que discutiu sobre os eixos temáticos que vão ser apresentados no evento oficial. As propostas definidas na etapa municipal, seguem para a etapa estadual, que acontece até o dia 30 de outubro. O evento nacional ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), de 15 a 18 de dezembro.
Com o lema e o tema que visam a saúde humana e ambiental no campo e na cidade, o evento tem como objetivo fomentar o debate tomando como ponto de partida as características demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas, geográficas, ambientais e culturais que compõem o território.
A 1ª conferência é uma resposta do Governo Federal à crescente demanda para que se construa a Política Nacional em Saúde Ambiental. A mesma deve ser voltada para o enfrentamento das repercussões e ameaças à saúde decorrente da degradação e contaminação do meio ambiente, cada vez mais frequentes e intensos. O que exige a identificação de políticas e ações integradas entre órgãos públicos e a sociedade.