PUBLICIDADE

Santuário de Chapada dos Guimarães receberá primeira elefanta africana

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: divulgação)

O santuário dos elefantes de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá) terá uma nova moradora a partir deste fim de semana, a elefanta Pupy, que está vindo do ecoparque de Buenos Aires, na Argentina. A viagem iniciou ontem e serão aproximadamente 2,6 mil km de jornada até que chegue ao destino.

Durante o trajeto, dois cuidadores e dois veterinários de Buenos Aires e a equipe do santuário acompanharão Pupy, que é carregada dentro de um contêiner. A equipe é responsável pelo bem-estar do animal e oferece água, frutas, vegetais e bebidas com sais mineiras, enquanto monitoram seu comportamento. Ela é transportada sem sedação, mas os responsáveis carregam um kit de primeiros socorros com medicamentos, fluidos intravenosos e óleos essenciais para seu conforto.

Pupy foi transportada do parque nacional Kruger, na África do Sul, para Buenos Aires em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, por mais de 30 anos. Kuky faleceu em outubro do ano passado, momento em que começaram as negociações para trazer Pupy para o Brasil.

De acordo com a instituição, ela será a primeira elefanta africana no santuário, e ficará sozinha até que Kenya, outra elefanta africana, se junte a ela. Após a chegada, Pupy ficará em um galpão ao ar livre sozinha na primeira noite. Como Pupy será a primeira elefanta africana no santuário, ela terá o habitat das fêmeas africanas só para si até a chegada de Kenya. No futuro, elas poderão ver e se comunicar com outras elefantas, se assim desejarem.

O ecoparque também foi o lar de Mara, que fez sua jornada para o santuário em 2020.

A associação, fundada em 2016, é uma organização sem fins lucrativos que resgata elefantes cativos e em situação de risco. É o único santuário de elefantes da América Latina e fica em uma área de 1,2 mil hectares em uma propriedade de Chapada dos Guimarães.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE