Um relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde em Sinop aponta que, de 30 notificações de casos suspeitos de terem contraído a gripe A (H1N1) registrados pela pasta, quatro já foram descartados e dois foram confirmados por meio de exames, sendo que destes, o primeiro foi confirmado em meados de junho, de uma mulher vinda da Espanha e, o segundo, no último dia 14, de uma pessoa que teve contato com outra que esteve em São Paulo.
Os dados destacados no relatório foram pesquisados até terça-feira (18). O balanço aponta que 20 notificações feitas partiram do sexo feminino, destes, 3 foram descartados e 1 confirmado. Já as outras 10 suspeitas foram feitas pelos homens, sendo que um foi descartado e outro confirmado.
Só Notícias apurou que 14 das 30 notificações realizadas abrangem pessoas entre 20 a 39 anos. Os quatro casos descartados fazem parte desta faixa etária, bem como um dos casos confirmados. Outras 12 notificações partiram de pessoas entre 10 a 19 anos. De crianças entre 1 a 9 anos, foram registradas 2 suspeitas sendo que uma destas foi confirmada. Outras duas suspeitas não confirmadas partiram de pessoas entre 40 a 49 anos.
No Estado, segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan -, até ontem foram notificados 189 casos de influenza A, destes, 23 foram confirmados, 62 descartados e 104 estão no aguardo do resultado.