O lobo-guará que ficou preso na casa de proteção da rede de gás de um restaurante foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, hoje de manhã, na BR-364, em Jaciara (a 144 km de Cuiabá). Segundo informações dos militares, durante a madrugada, o animal tentou atacar uma das funcionárias do estabelecimento e acabou matando algumas galinhas que se encontravam na área.
No local, a equipe verificou que o animal por estar encurralado, apresentava comportamento agressivo. Ele estava saudável e não apresentava ferimentos aparentes. Após o resgate, foi transportado e devolvido ao seu habitat natural, em uma área de reserva ambiental.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul e um dos símbolos do Cerrado mato-grossense. Ele se destaca por suas pernas longas e finas, que o ajudam a se locomover e enxergar melhor em vegetações altas. Evita contato com humanos, mas como sofre ameaças devido à destruição do habitat, pode sair em busca de alimento em trechos urbanos e pode atacar pessoas se sentir ameaçado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.