Nunca um período de volta às aulas foi tão tumultuado quanto este em Tangará da Serra. Pais dos alunos que viajaram, para dentro e fora do Brasil, estão preocupados com a nova gripe – A H1N1 – que já matou mais de 800 pessoas em mais de 160 países, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diante desse fato, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizou uma reunião com gestores, coordenadores e diretores da escolas públicas e particulares de Tangará da Serra, sobre a prevenção dessa doença. “Não há necessidade de haver pânico na cidade porque o único caso que ouvimos falar, foi confirmado negativo. Porém, há a necessidade de haver o cuidado e a prevenção. Por exemplo, a preocupação dos pais são com as outras crianças que viajaram, não se sabe ao certo a procedência do local em que cada uma esteve, mas é claro, se houver algum caso da doença ou suspeita, tomaremos as devidas providências”, informou o secretário de educação, Júnior Schleicher.
Conforme o secretário, este ainda não é o caso das aulas serem suspensas. “Não há essa necessidade, por isso estamos pecando pelo zelo. Todos podem ser suspeitos de ter o vírus, até que se prove o contrário”, afirmou Schleicher.
Os professores, gestores, coordenadores e diretores, receberam informações sobre a gripe A através da enfermeira e coordenadora de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Loidjaine Lopes Marques. Tanto a coordenadora quanto o secretário municipal de saúde, Mário Lemos, participaram de um curso sobre como tratar e quais os procedimentos de prevenção da nova gripe em Cuiabá. A secretaria está disponibilizando também à todas as escolas de Tangará da Serra, um material educativo sobre a nova gripe e como preveni-la.