PUBLICIDADE

Rondonópolis: começa mutirão para consultas e cirurgias oftalmológicas

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, em parceria com o Hospital de Olhos de Cuiabá, vai atender aproximadamente 250 pacientes no quarto mutirão de consultas oftalmológicas. O mutirão começou ontem e termina hoje, no Centro de Saúde Jardim Guanabara. Cerca de dez funcionários do Centro de Saúde e quatro profissionais de Cuiabá estão mobilizados para atender a demanda. A fila para este procedimento chega a quatro mil pessoas.

Nesta etapa foram contempladas as comunidades do Jardim Guanabara, da zona rural, Pindorama e Monte Líbano. A enfermeira coordenadora do Centro de Saúde, Valdete de Oliveira Pena, ressalta a importância do mutirão. "Tem pessoas esperando na fila por uma consulta há cerca de três anos. Com a parceria entre Município e Hospital de Olhos de Cuiabá, vamos amenizar o problema e agilizar o processo para as cirurgias de catarata", explica.
A pensionista Eunice Cirino Martins, conta que está há cerca de quatro anos na fila aguardando por uma consulta oftalmológica. A dona-de-casa Telma Francisca Lima revela que está desde março de 2004 esperando pelo atendimento especializado para o filho. "Com esse mutirão vou sair daqui com meu problema resolvido", afirma.

A consulta é dividida em quatro etapas. Primeiro o paciente passa por uma avaliação médica, com controle da pressão arterial, respiração e pulso. O segundo passo é a verificação da acuidade visual para saber se a pessoa vai precisar de óculos ou não. Depois segue para a aferição do grau e por fim acontece a chamada pós-consulta, onde é dado o encaminhamento para a cirurgia, caso seja necessário. Também está sendo feito um cadastro para os pacientes receber os óculos de graça.
A médica Oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá, Isadora Melissa Mohn Maciel, elogia a parceira realizada com o Município. "Esta é a quarta vez que realizamos o mutirão e já atendemos cerca de 850 pessoas. Neste final de semana serão mais 250. Sem a parceria não sei por quanto tempo ficariam na fila", conclui.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE