PUBLICIDADE

Sinop: casos de doenças respiratórias podem crescer até 160%

PUBLICIDADE

O período de estiagem, a baixa umidade relativa do ar, a poeira, queimadas e fumaça devem contribuir para o aumento dos problemas respiratórios em Sinop nesta época do ano. O poder público municipal estima que a procura por atendimentos junto ao P.A cresça na mesma proporção dos anos passados, isto é, cerca de 160%. Na relação das principais doenças que se agravam na época estão bronquite, asma, alergias, entre outras.

No período de seca, também é frequente o número de alérgicos a fumaça, poeira, que precisam de inalação e receber tratamento médico. Mesmo com os primeiros registros de queimadas urbanas em Sinop, a tendência é que nos próximos meses a situação se agrave e piore o quadro clínico de alguns pacientes.

Dados do Executivo mostram que, no ano passado, os atendimentos mensais saltaram consideravelmente. Em abril foram 137 pessoas que procuraram a unidade hospitalar. Em maio, 225. Em junho passou a 456; julho 768.
Com o fim do período da seca, em agosto e setembro os problemas começaram a diminuir. No primeiro mês foram 668 e, no último, 593.  A pesquisa não leva em conta informações colhidas junto aos Postos de Saúde da Família nos bairros. A base de referência é somente o Pronto Atendimento.

O poder público argumenta que, para evitar a superlotação, diferentes medidas estão sendo executadas. Uma delas é atuar no combate às queimadas urbanas para, desta forma, diminuir a incidência de fumaça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE