A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) firmou um termo de cooperação com a secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) para o desenvolvimento de uma metodologia e, posteriormente, um sistema informatizado que permitirá ao governo a apuração de custos e gastos públicos com precisão e segurança. O ato foi assinado, ontem, pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
A Unemat e a secretaria de Estado de Justiça foram as escolhidas dentre os órgãos do Estado para a execução dos projetos-pilotos. Segundo a universidade, o projeto, integrante das ações do Profisco no Estado, faz parte da modernização proposta pelo programa e deverá ser estendido a outras secretarias e órgãos. O modelo seguirá os parâmetros da Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
A reitora Vera Maquêa destacou que a Unemat assinar o termo de cooperação mútua com a Sefaz demonstra a qualidade do trabalho e a inteligência dos profissionais técnicos da Unemat. “Ao participar como entidade piloto na implantação do modelo, a Unemat protagoniza a modernização da gestão fiscal do Estado. Um desafio muito grande, mas também um orgulho imenso”, ressaltou Vera.
“Esse termo de cooperação assinado hoje representa um avanço importante na gestão pública. Ao desenvolvermos uma metodologia e um sistema informatizado, vamos garantir mais transparência, controle e eficiência na aplicação dos recursos públicos. É uma iniciativa estratégica, financiada pelo BID, que mostra como a tecnologia pode ser aliada da boa gestão e reforça o papel da Sefaz na coordenação de políticas que impactam diretamente a administração do Estado como um todo”, destacou o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
Também participaram da reunião a secretária adjunta da Contadoria Geral do Estado, Anésia Cristina Batista, o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, e os servidores das secretarias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.