O resultado dos exames da paciente de Rondonópolis com suspeita de ter contraído a nova gripe – a Influenza A (H1N1) – deu negativo para a doença. A paciente era uma mulher de 30 anos de idade, que retornou da Europa no domingo (07) e, no dia seguinte (08/06), começou a sentir sintomas de gripe. O resultado dos exames foi repassado ontem à secretaria municipal de Saúde, via telefone, e deve ser enviado de forma oficiosa.
O coordenador municipal de Saúde Coletiva, Alencar Libano, informou que a paciente em questão recebeu alta no domingo (14) e, desde então, ficou em casa com as devidas orientações e sendo monitorada. Ela havia sido internada na sexta-feira. Os sintomas da paciente, cujo nome não foi revelado, eram de uma gripe normal. Mas, as suspeitas de gripe A foram levantadas tendo em vista que a paciente esteve em viagem internacional, passando por países de alta incidência da doença.
O resultado das amostras de secreção da paciente era para ter saído nesta terça-feira (16). No entanto, Alencar explica houve atraso devido ao aumento do fluxo de exames quanto à nova gripe enviados das mais diferentes partes ao laboratório em Goiânia (GO). Em Mato Grosso, os pedidos de exames referentes à doença passam pelo Laboratório Central, em Cuiabá.
Conforme Alencar, a experiência com esse caso suspeito da nova gripe foi interessante, porque possibilitou à equipe do Município vivenciar a realidade que o mundo inteiro passa atualmente, tendo em vista que, em breve, outros casos suspeitos da doença devem surgir e a busca por informações e preparo é essencial. "Nessa hora, é melhor pecar pelo excesso do que pelo zelo", disse na ocasião do surgimento do caso suspeito na cidade.
No Brasil, até ontem, o número de pessoas infectadas no país com a gripe A havia subido para 114