O ministério da Saúde lança no próximo dia 20, a primeira fase da campanha nacional de vacinação infantil no país, quando crianças com até cinco anos de idades devem ser imunizadas contra a paralisa infantil – Poliomielite -. No Escritório Regional de Sinop, que deve abranger 17 municípios, contando com o pólo de Sinop, a meta é que 32.029 crianças sejam vacinadas. A meta é a mesma para a primeira e segunda etapa. O maior número de crianças a serem vacinadas está localizado em Sinop, onde os dados apurados com base do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE – destaca que são 2.125 crianças menores de 1 ano e outras 8.960 entre 1 a 4 anos de idade, totalizando na meta de 11.085.
Em Sorriso a meta é de 5.687 crianças, sendo 4.691 entre 1 a 4 anos e 996 abaixo de um ano. O terceiro maior índice está localizado em Lucas do Rio Verde com 3.150 crianças – 548 abaixo de um ano e, 2.602 entre 1 a 4 anos-, segundo os dados.
O escritório abrange ainda, nesta campanha, os municípios de Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhanga, Itaúba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.
Com o slogan “Não dá para vacilar. Tem que vacinar”, o Ministério da Saúde busca manter a erradicação da paralisia infantil no país. A meta estadual ainda não foi disponibilizada.