Terminou, ontem, a 2ª edição da Expedição “Agência Escola Flutuante Piquiri”, realizada pela secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Marinha do Brasil. Por meio dos programas SER Família Solidário e SER Família Aconchego, a ação levou mais de 500 cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza, 100 filtros de água e 180 cobertores às comunidades ribeirinhas localizadas em Poconé, Barão de Melgaço, Estirão Cumprido, Porto Jofre e ICMBio – Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.
Além da distribuição dos itens essenciais, a expedição, que iniciou em Cáceres, no mês passado, com o carregamento dos produtos, ofereceu atendimentos de cidadania e assistência social, como orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e programas sociais. A iniciativa tem impacto direto na vida das populações atendidas, especialmente por levar os serviços até as comunidades, muitas delas de difícil acesso, evitando o deslocamento até os centros urbanos.
“A cada ação nos aproximamos ainda mais das comunidades. Essa mobilização contou com esforços da Setasc e o apoio da Marinha, o que demonstra o quanto é importante estar próximo das famílias que vivem em regiões mais distantes. Com as missões conseguimos identificar diferentes situações, e que posteriormente, poderemos auxiliar ainda mais”, afirmou a primeira-dama Virgínia Mendes.
Ao todo, foram atendidas as comunidades Indígenas Aterradinho e São Domingos, da etnia Guató; além das comunidades Perigara, Laranjal, Moquem, Porto da Manga, Piraim, Cuiabá Velho, Cuiabá Mirim e Estirão Comprido.
Segundo o Suboficial-Mor Clodoaldo Aciole, a embarcação Piquiri, utilizada durante a Expedição Perigara, é uma agência escola flutuante da Marinha do Brasil com papel fundamental na promoção da inclusão e capacitação das comunidades ribeirinhas.
“A embarcação Piquiri tem como missão principal levar cursos de ensino profissional marítimo às comunidades ribeirinhas, formando e capacitando novos aquaviários. Com o apoio da Setasc, definimos que a Agência Escola Flutuante também prestaria apoio logístico à expedição. Percorremos mais de mil quilômetros, atendendo diversas comunidades ao longo da baixada cuiabana, na calha do rio Cuiabá. É uma ação que reforça o compromisso da Marinha com o bem-estar das populações que vivem em regiões de difícil acesso”, completou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.