Equipes do departamento de controle da hanseníase e tuberculose da secretaria municipal de Saúde começa a desenvolver, amanhã, o mutirão para avaliação de problemas de pele, com objetivo de atender os sinopenses que apresentam manchas com falta de sensibilidade, dormência nas mãos e pés e outras alterações na pele. O mutirão será desenvolvido até o dia 1° de abril, nos bairros.
O primeiro será o Boa Esperança, no ginásio de esportes, até quinta-feira, das 8h às 17h. No dia 23, será na Unidade de Saúde Jardim América. Entre os dias 24 e 25 no Posto de Saúde Familiar Menino Jesus. Nos dias 30,31 de março, e 1° de abril a programação termina atendendo os moradores do bairro São Cristóvão, no Posto de Saúde Familiar.
Caso seja detectado suspeita de hanseníase as pessoas serão encaminhadas a exame, gratuito, para averiguação e tratamento. Segundo Jussara Wolhmuth, coordenadora do departamento, o tratamento é gratuito em qualquer posto de saúde. Ano passado, foram registrados 89 casos de hanseníase, apontado como muito baixo pela coordenadora, para uma cidade com mais de 110 mil habitantes. O número é menor de 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.
Paralelo ao mutirão, continuarão sendo desenvolvidos as palestras e visitas de agentes nas residências. É o primeiro mutirão feito este ano e o objetivo é realizar pelo menos duas vezes em cada bairro neste ano.