PUBLICIDADE

Mato Grosso atinge meta de vacinação prevista por Ministério da Saúde

PUBLICIDADE

Mato Grosso alcançou, até a terça-feira, a cobertura de 95,74% na campanha de vacinação contra a rubéola, atingindo a meta preconizada pelo Ministério de Saúde, de 95%. Foram imunizadas 1.409 pessoas sendo 938 de faixa etária entre 12 a 39 anos. “Dos 141 municípios do Estado, 102 conseguiram alcançar a meta, e até ultrapassar esse percentual, enquanto os outros 39 municípios continuam desenvolvendo esforços para chegar ao mesmo patamar”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, em exercício, Benedito Oscar Fernandes Campos . Os dados são da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde.

Em Cuiabá, a vacinação atingiu 95.01% de cobertura (269.712 vacinados). Em Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso, a cobertura ficou em 86.4% (117.377 vacinados). Em Rondonópolis foram 102.83% (89.432 vacinados), Sinop alcançou 89.59% (50.983 vacinados), Alta Floresta teve 104.28 de cobertura vacinal (24.482 vacinados), Cáceres alcançou 94.13% (42.777 imunizados), Barra do Garças chegou a 117.27% (33.720 pessoas) e Tangará da Serra outros 96.03%, com 35.921.

“Para os municípios que não atingiram a meta as estratégias continuam sendo a realização de busca ativa dos não vacinados, equipes volantes comparecendo em eventos onde haja grande concentração de pessoas, como shows, jogos, feiras e outros”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Miriam Estela Freire.

Outra sugestão feita pela Saúde do Estado é que os municípios devem aproveitar a volta das férias para visitar, colégios, empresas, comércios e outros na busca dos não vacinados.

Benedito Oscar lembrou que “as gestantes que não foram vacinadas no início da campanha e que já tiveram seus bebês devem procurar as Unidades de Saúde para receberem a vacina, pois há indicação para vacinação após o parto”.
Benedito explicou que, tendo alcançado a meta preconizada pelo Ministério e alcançado a cobertura administrativa, o Estado cumpriu a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Rubéola.

“A Saúde do Estado entra, agora, na segunda etapa da campanha que é o monitoramento da cobertura obtida pelos municípios. Esse passo é que vai validar a cobertura administrativa obtida ao se alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE