Para conter o aumento no índice de infestação do mosquito que transmite a dengue em alguns bairros foi lançada hoje a campanha de combate a doença. Servidores da secretaria de Saúde e voluntários fizeram passeata na avenida Julio Campos, distribuindo panfletos e orientando os moradores a retirarem dos quintais todo o lixo que pode acumular água, trocar água dos vasos de plantas, limpar calhas e outros cuidados.
A bióloga da Vigilância Ambiental Adriana Casturino explicou que os agentes de saúde percorreram 25 bairros na primeira semana de janeiro fazendo ‘bloqueio’ (aplicando inseticida para matar larvas do mosquito). “Foram encontrados focos da dengue em 18 bairros”, confirmou, através da assessoria. A média de infestação nessas localidades é de 3, 35%, enquanto o índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%. As três regiões com maior número de focos são: Distrito Industrial (12,90%), Industrial Sul (10,71%) e São Cristóvão (9,41%). A bióloga lembra que são dados parciais, já que a média do município é fechada a cada dois meses. Há 4 casos suspeitos da doença, conforme Só Notícias já informou.
A mobilização lançada hoje é também para vacinar mais 11% das pessoas com idade entre 12 e 39 anos, contra rubéola. Há 3 meses a vacinação iniciou e 89% foram imunizados. Para atingir a meta serão instalados postos de vacinação em pontos estratégicos: escolas, creches, igrejas, clubes, órgãos públicos, agencias bancárias, casas lotéricas e equipes volantes vão a locais mais afastados da cidade.